quarta-feira, 1 de julho de 2009

ALUGA-SE SLOTS!!

Quando eu tinha uns 7 ou 8 anos, um filme era cultuado pelos meus irmãos e primos mais velhos: Goonies. Graças à Sessão da Tarde da Rede Globo eu pude entrar em contato com essa película realmente divertida. Um dos personagens mais característicos deste filme era o Slot. Um sujeito deformado que de vilão vai a herói e figura até hoje em diversas esferas de nosso socioambiente. Mas wtf??? O que que tem os Slot a ver com as cartas?

Slot amiguinhos é o termo que se dá, na língua inglesa, aos espaços e lacunas que encontramos em nossos decks. Um deck típico tem então 90 slots em sua Library. Não sei quanto a vocês, mas quando um checklist de uma nova edição é liberado, eu já fico chateado: “Poxa... meu deck de assamita já tá tão redondinho.... será que cabe essa tal de Old Friends?”

E assim surgem novas dores de cabeça hehe. Dores de cabeça bem vindas é claro. Como no Vtes não temos restrições de edição na Library, vemos nosso leque de possibilidades se ampliar a cada nova edição. Eu particularmente fico assustado com os rumos que isso pode levar mas... o fato é que a relação possibilidades/slots está cada vez maior. E é por isso que as cartas Coringa são cada vez mais importantes.

Não criançada, carta Coringa não é a Smiling Jack. Cartas Coringas são aquelas que, como no baralho tradicional, podem assumir funções diferenciadas. Cartas que ocupam apenas um Slot, porém lhe proporcionam dois efeitos. Acredito que a White Wolf prestou atenção nisso e na última grande edição ( Keepers of Tradition ) eles mandaram uma enxurrada de cartas Coringa. Vamos dar uma olhada nas melhores (que são muitas!):

Charismatic Aura:
Disciplinas: Auspex e Presence
Efeito: No básico das duas cancela uma carta de strike ou uma grapple card. No superior das duas dá Combat Ends.
Vantagem: Realmente ótima. Pra quem queimava a cabeça pra conseguir encaixar uma Disengage no deck, esta foi uma benção. Cancela uma das cartas mais fortes do Jyhad: Immortal Grapple. Sem contar que pode evitar alguns Rotschrecks quando são seguidos de strikes como Breath of the Dragon ou Burst of Sunlight.
Decks: Bom, obviamente os decks Toreador foram os mais agraciados. Se bem que tem bastante ventrue com Auspex...

Deep Song:
Disciplina: Animalism
Efeito: No básico é Bleed +1. No superior, carta de rush.
Vantagem: Jesus... sem trocadilhos, esta carta é ANIMAL!!! Gera um poder de oust imenso em decks de combate.
Decks: Nosferatu Antitribu e Gangrel de cara são os que mais se beneficiaram. Sem contar que bombou absurdamente os mono-animalsmo, como o meu primeiro deck campeão, que foi reeditado unicamente por causa desta cartinha.

Eyes of Argus:
Disciplina: Auspex
Efeito: No básico é +2 intercept para D actions contra sua pessoa. No superior, “acorda” seu vampiro.
Vantagem: Preciso dizer? Carta monstruosa. Talvez uma retaliação da White Wolf para as cartas Into thin Air, Blithe Acceptance e Hide the Mind de Lords of the Night. Une as duas coisas que um deck wall precisa.
Decks: Qualquer deck wall de auspex que se prese...

Old Friends:
Disciplina: Obfuscate
Custo: 1 Blood
Efeito: No básico é +1 bleed. No superior te dá +2 votos. O pessoal chiou quanto a Ofuscação te dar votos e bleed, mas quando você vê a ilustração, dá pra entender.
Vantagem: Essa aí além de ser uma carta Coringa é uma carta inusitada. Quem pensaria que seria lançada uma carta de Obfuscate com estes dois efeitos? Eu, nos meus sonhos mais molhados...
Deck: No meu deck Shadow Shift (Nosfa/Malk Parity Shift) por exemplo elas substituiram as Closed Session. Já pude notar que elas rodam muito melhor, sem contar no efeito de bleed que quebra vários galhos. Para um Deck Assamita-Alamut/Loss também pode ser aproveitada. Setita? Quem sabe...

Perfect Paragon:
Disciplina: Presence
Custo: 1 Blood
Efeito: No básico te dá 3 votos. No superior vampiros mais novos e aliados tem -1 intercept para bloquear esta ação.
Vantagem: Como a Old Friends, esta não eliminou dois slots, mas o seu efeito se sobrepõe a outras cartas, como Bewitching ou Approximation of Loyalty.
Decks: Decks de voto que utilizem vampiros altos como Arika, Armin Brenner, Alexandra...

Steadfastness:
Disciplina: Fortitude
Efeito: No básico é +1 intercept para D actions contra você. No superior reduz um bleed em um.
Vantagem: De novo, um efeito inusitado para a disciplina exigida. A combinação dos dois efeitos deixa a carta com uma jogabilidade ótima.
Decks: Gangrel e Akunanse pra mim, foram os primeiros que abriram um sorriso. Talvez entre em algum wall Salubri....

Wrong and Crosswise:
Disciplina: Dementation
Custo: 1 Blood
Efeito: No básico, reduz um bleed em 2. No superior te dá 4 votos contra.
Vantagem: Mesmo caso da Steadfastness. Os dois efeitos combinados dão um poder de defesa gigante para os malks de plantão.
Decks: Dããã...

E aí? Vocês utilizam alguma destas nos seus decks? Aposto que sim! Pelo menos duas! Exemplos de cartas coringa anteriores a KoT são: Deny, Sense the Savage Way e a querida Swalloed by the Night. Junto com esse post estou iniciando uma enquete para vocês me dizerem quais dessas aí figuram em seus deck(s) Tier 1 (de torneio). Valeu galera! E um abraço especial para o Heath Ledger que influenciou muito neste post. Descartando e... seguiu!

10 comentários:

  1. Já tem um tempo que tenho colocado cada vez ais cartas que me de mais opções. Gostei do post.

    ps:Quem tiver Eyes of Argus para trocar estou procurando (preciso de mais 5) e de 5 ou 6 Blissful Agony.

    ResponderExcluir
  2. É, essas cartinhas são excelentes mesmo. Agora só uma correção, a Charismatic Aura não tem custo. Pra mim, a mais forte de todas disparada, é a Eyes of argus (a Helena agradece!!)...seguida de perto pela Wrong and crosswise.
    Bom, tomara q a nova expansão, seja ela de Bloodlines ou Sabbat também venha com cartas coringa.
    ps.: entra na fila chará...quem tem deck wall se já não tem, tb tá correndo atrás...hehe.

    ResponderExcluir
  3. As cartas são bacanas... Eu tb gosto da Force os Personality, mas ainda assim prefiro a Perfect Paragon.. Eyes of Argus é brutíssima... só preciso de umas 8... =D

    Wrong and Crosswise é jóia, só uso 2 no deck e acho suficiente.
    Charismatic Aura infelizmente só tenho uma ;_; E na minha opinião, é uma das melhores... =P

    ResponderExcluir
  4. Eyes of Argus realmente é a melhor disparada. Agora uma que tem me ajudado bastante no meu deck de Guilhaume Giovanni é a Breath of Thanatos.

    ps: Hehe. sim, a Eyes of Argus todo mundo que tem deck wall ta atras, mas a blissful agony não são tantos.

    ResponderExcluir
  5. a minha favorita continua sendo swallowed by the night.
    e acrescentando à lista tem tmbm a root of vitality de vicissitude mas utilidade do efeito avançado dela é contetável já q bem difícil montar um tzimisce d aliados

    ResponderExcluir
  6. Deep Song na cabeça. Meu Gangrel, onde todos os vamps tem Animalism avançado, faz misérias com essa carta. Steadfastness também é muito boa, mas infelizmente não jogo com ela. Aquele probleminha de slots...

    ResponderExcluir
  7. Steadfastness eu tenho 1 pra trocar...se alguém quiser...

    ResponderExcluir
  8. Vendo chevette 77

    ( Já que o Thiago iniciou a trocatina aqui, eu inicio as vendas.. :P )

    ResponderExcluir
  9. Blog fodão, referência ótima para quem tá começando, como eu.

    Duas dicas: 1) de blogueiro para blogueiro, evite background preto quando você escreve posts longos. A leitura se torna cansativa para a vista e até prejudicial.
    2) lembre-se sempre de que você está escrevendo pra qualquer pessoa que venha parar aqui no blog e você não tem como prever o quanto eles conhecem o jogo e suas cartas. Ser mais detalhado é sempre mais seguro.

    Pra fechar, sua redação é boa pacas, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Brigado Gilvan!

    Com relação ao background... po, fica mais bunito hehe mas valeu a dica.

    Com relação a ser mais detalhado, existem posts voltados para o publico iniciante e até posts explicativos. Mas valeu novamente pela dica! Bom ter você como frequentador!

    ResponderExcluir