quarta-feira, 29 de julho de 2009

É PRECISO BOIAR...

A cada Blood a menos no seu Pool, mais perto da morte você fica. Parece meio óbvio mas muita gente esquece. Você gasta o seu Pool de várias maneiras durante o jogo: influenciando a cripta, pagando equipamentos, pagando masters, etc. Sem contar é claro quando os outros “gastam” pra você, certo? E o que você faz para equilibrar essa balança? É claro, cada Vp te confere seis pools, porém isso não basta meu amigo. Com seis de pool você não levanta nem o Theo Bell. É preciso boiar!

Bloat (boiar em inglês) é a palavra usada para designar a estratégia de fabricar/economizar pool no Vtes. Você fabrica quando tira pool de onde já foi gasto ou então do blood bank (ex.: Minion Tap, Powerbase: Montreal). E você economiza pool quando deixa de gastar para fazer alguma coisa (ex.: Enchant Kindred, Charisma). Existem decks que focam sua estratégia em fabricar pool, porém, o jogador deve atentar para o Bloat durante a montagem de qualquer deck. Vejamos então como nós encontramos o Bloat em diferentes estratégias:

Vote: Bom, acredito que esta seja a estratégia mais indicada para “boiar”. Além de votações que te dão pool como Consanguineos Boon e Ancient Influence, se o seu deck de voto tiver Presence ( e provavelmente tem) você terá em mãos a possibilidade de construir a mais bem sucedida fábrica de pool do Vtes: Minion Tap + Voter Captivation. Arika cheia, Minion tap de nove, votação, bewitching e voter. Nessa brincadeira você recuperou nove da Arika mais dois do Voter no superior, totalizando onze pool. A Arika saiu então de graça. E é claro que a menina não terminou essa brincadeira vazia, graças ao Voter. É realmente uma estratégia muito forte e repleta de Gw's.

Wall:
Segundo melhor estilo de deck para o Bloat. Além de, na teoria, o deck sofrer pouco com a ameaça dos outros, ele ainda dispõe das Iscas, já mencionadas em outros posts. Cartas como as Powerbases podem ser uma fonte abundante de pool. O combo The Rack + Blood Doll/Vessel também ajuda.

Bleed&Stealth: Bom, nesse aí acho que a principal estratégia de Bloat é realmente matar a presa hehe. Mas muitas cartas de Bleed têm um efeito de dar/economizar pool no superior. Seja como uma ação de influência (ex.: Govern the Unaligned, Enchant Kindred), seja como efeito plus (Kindred Spirits, Social Charm). Deixar de dar um bleed com uma Govern no início do jogo para usa-la no superior e acelerar sua influência pode ser de grande valia.

Rush: O jogador que eu conheço que mais ganhou campeonatos (importantes) com decks de combate, Cirleno Nicacio, uma vez me disse: “Quantas Blood Dolls têm no seu Deck Brujah? Quatro?? Muito pouco... eu boto no mínimo seis!” Isso ficou na minha cabeça como um exagero da parte dele. Mas quando você vê o cara ganhando Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro, você passa a dar um pouco de crédito hehe. Realmente, para um deck de combate é fundamental a recuperação do pool investido nos vampiros e Blood Doll/Vessel é a maneira de se fazer isso nesse tipo de deck. A recuperação do blood no vampiro é feita obviamente por Taste of Vitae, porém muitas vezes, mesmo sem essa carta, a estratégia já se faz bem sucedida. Só é preciso um de sangue pra jogar Torn+Immortal+Undead Strength+Disarm e não ir pra torpor. Foi lançada uma carta em Lords of the Night chamada Street Cred de Potence, porém quase nunca vi ninguém usar...

Vale a pena ressaltar que existem vampiros que sozinhos já são máquinas de Bloat como o Saulot, Menele, Mary Anne Blaire, etc. Seus efeitos são relacionados a influenciar vampiros em sua uncontroled region com sangue deles ou então puxando do Blood Bank.

Vejamos então uma decklist baseada no nosso esquecido amigo Menele. Vamos ver esse Brujah chamar seus amiguinhos para a festa!
Deck Name: Creche do Menele
Created By: Joo
Description: Menele rush/bloat

Crypt: (12 cards, Min: 15, Max: 35, Avg: 5,75)
----------------------------------------------
3 Menele aus dom CEL POT PRE THA10 Brujah
1 Jacob Bragg cel pot 3 Brujah Antitribu
1 Allison Maller cel pot pre 4 Brujah
1 Evangeline cel pot pre 4 Brujah Antitribu
1 Jimmy Dunn for CEL POT 4 Pander
1 Victor Tolliver pot CEL 4 Brujah Antitribu
1 Rigby aus pot CEL PRE 5 Brujah Antitribu
1 Skryta Zyleta obf pot pro CEL 5 Gangrel Antitribu
1 Steve Booth pot pre pro CEL 5 Brujah
1 Volker pot CEL 5 Brujah

Library: (90 cards)
-------------------
Master (17 cards)
2 Potence
1 Heidelberg Castle, Germany
1 Rack, The
1 Warzone Hunting Ground
3 Vessel
3 Blood Doll
1 Secure Haven
1 Fame
1 Tension in the Ranks
2 Haven Uncovered
1 WMRH Talk Radio

Action (17 cards)
4 Enchant Kindred
4 Bum`s Rush
4 Harass
4 Ambush
1 Aranthebes, The Immortal

Reaction (4 cards)
3 On the Qui Vive
1 Delaying Tactics

Combat (45 cards)
8 Taste of Vitae
8 Torn Signpost
4 Immortal Grapple
4 Psyche!
2 Blur
2 Pursuit
2 Acrobatics
4 Undead Strength
3 Slam
4 Disarm
2 Street Cred
2 Sideslip

Ally (1 cards)
1 Gregory Winter

Retainer (1 cards)
1 Mr. Winthrop

Equipment (3 cards)
3 Leather Jacket

Combo (2 cards)
2 Resist Earth`s Grasp

Menele influenciando a mente destes vampirinhos para arrebentar sua presa. Botei umas Street Cred só para constar e oito Tastes para o nosso amigo não ficar “esgotado”. Deck fácil de rodar e diversão na certa.

É claro que em um post sobre Bloat, eu não poderia deixar de mencionar cartas que existem unicamente para esta função como: Art Scam, Haqim`s Law: Leadership, Dark Mirror of the Mind, etc. Estas obviamente resumem como o fato de ganhar pool é importante neste jogo. Alias, vocês sabiam que o Edge não dava seu um de pool na untap quando o jogo foi idealizado? Esta dádiva, muitas vezes esquecida, foi adicionada justamente para motivar o jogo, fazer com que as mesas não se estagnassem. É amigo, os chefões do Vtes pensam em como se ganhar pool desde o nascimento do jogo. E você? Quanta atenção você desprende para o Bloat quando monta seus decks? Comente! Descartando e... seguiu!

5 comentários:

  1. Bem interessante o deck. Acho que caberia um Powerbase: Zurich no lugar da Tension (afinal seus vampiros tem grandes chances de cair pois são de médio porte e não tem prevenção de dano.

    Outro detalhe fica para a tradução mais apropriada ao Bloat: INCHAR e não boiar, que de nenhuma forma tem a ver com o intuito original:

    To bloat: [v] make bloated or swallen

    Swallen = Inchado

    Abs,

    Dragos

    ResponderExcluir
  2. Achei o deck bem legal. Boa quantidade de actions para entrar em combat, boa quantidade de cards de combat... Se Menele não vim, falta um pouco reactions cards. O deck só anda mais com ele neste combo.

    ResponderExcluir
  3. Eu colocaria pelo menos duas Frontal Assault. acho que cairiam bem no deck (nossa até pareçe que eu entendo alguma coisa de Rush)

    ResponderExcluir
  4. Powerbase Zurich com certeza seria um ótimo adendo ao deck, assim como frontal assault, a base daria chance dos vampiros 5 abrirem os 4 assim como o Menele poderia abrir os vampiros 4 de graça, e a frontal assault também pois o deck usa uma penca de minions combativas que podem causar alto estrago. Além disso eu colocaria um Henry Taylor no deck, apesar dele não ter uma celerity superior ele tem a potência que vai ajudar a fazer estrago, além disso ele vindo seria lucro pois vc poderia recuperar as street cred pra influenciar mais vampirinhos menores que ele, ou seja todos exceto Menele, entra uma boa reciclagem de carta.

    A tension pode ser um problema no deck como já citado, mas gostei realmente do deck, a idéia é muito boa.

    ResponderExcluir
  5. te amo joao! rs brigadiusn pelo elogio!

    ResponderExcluir